domingo, 4 de maio de 2008

FOLHA DE EXERCÍCIOS

Amigos,

Como disse, estou postando a folha de exercícios que dei na última aula. Lembrem-se que fizemos a questão 1 e a questão 6. Para visualizar melhor, basta clicar e aumentar a folha. O gabarito está colocado em ordem de questões. Beijos à todos.



GABARITO

1) Ser mais gordo significa possuir mais tecido adiposo, que é isolante térmico, favorecendo sua sobrevivência em regiões com temperaturas muito baixas como as que ocorrem em seu habitat. O maior volume implica na redução da relação superfície/volume de seu corpo. Com uma superfície relativa menor exposta ao frio, menor será sua perda de calor (para o ambiente), importante em regiões de frio extremo.

2) A secreção de insulina pelo pâncreas ocorre em resposta ao aumento da glicemia. Como a dieta não contém carboidratos, não ocorre elevação da glicemia, portanto, não há acúmulo de reservas lipídicas no tecido adiposo. Lembrem-se, minha gente, que quando ingerimos carboidratos, o excesso deles é colocado para dentro das células hepáticas e musculares pela ação do hormônio insulina. Essa parcela no interior do fígado e do músculo é transformada em gilcogênio, polissacarídeo que será estocado como reserva. Porém, existe um limite para estocagem de glicogênio. Se ainda houver mais açúcar no sangue e as reservas de glicogênio estiverem completas, o corpo transforma esse restante em GORDURA, sendo estocado no tecido adiposo.

3) O animal é endotérmico. A tabela mostra que em temperaturas mais baixas o consumo de oxigênio é maior do que em temperaturas mais altas. Logo, houve aumento da taxa de metabolismo, liberando mais energia e calor para compensar a perda para o ambiente. Os animais ectotérmicos não regulam sua temperatura interna. Questãozinha essa comentada em sala de aula, logo na primeira aula sobre água.

4) A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, estimula a glicogenogênese e glicólise.

5) A insulina promove a diminuição da taxa de glicose circulante no sangue.

6) Letra B. Questão comentada em sala de aula.

Nenhum comentário: