quarta-feira, 7 de maio de 2008

COLESTEROL - TEMA POLÊMICO

Lembram-se da aula sobre colesterol? Das nossas discussões? Só existe, de fato, um tipo de colesterol. As células precisam dele para reparar membranas e produzir substâncias importantes do nosso organismo. O que devemos saber, e de fato salientamos isso bem nas nossas aulas, é que existem CARREADORES desse colesterol. Um que é mais efetivo em fazer essa função (HDL) e outro que também a faz, porém, deixando parte desse colesterol escapar para o sangue circulante (LDL).

Achei esses vídeos no YOUTUBE e os coloquei aqui. O que vocês acham? Esse primeiro vídeo fala do conhecimento popular sobre o bom e o mau colesterol.





Já abaixo, temos um vídeo retirado da National Geographic Channel que mostra a deposição de colesterol em um vaso sanguíneo. Notem que as partículas em verde estão representando o HDL e as partículas em amarelo estão representando as moléculas de LDL. O vídeo ainda apresenta as células de defesa do nosso corpo (leucócitos ou glóbulos brancos) atacando a placa de gordura (colesterol), como se a mesma fosse um corpo estranho. Este ataque provoca inflamação no vaso e pode acarretar futuros problemas de circulação. Cabe dizer que o vídeo está em espanhol mas dá para entender sem dificuldades.





Comentem!

6 comentários:

Priscila disse...

Prof, não sei se entendi direito mas nos videos eles dizem que o LDL leva para as celulas o colesterol enquanto o HDL retira. Mas as celulas não precisam dele ?! Ou ouve um equivoco e esse sistema de entrada/retirada é referente apenas as celulas do sistema circulatório?

Prof. Marcello disse...

Priscila. Você viu no primeiro vídeo, o vídeo do Jornal? Realmente, em termos biológico, a função dos dois transportadores de colesterol não ficou muito bem esclarecida. Talvez por ser um vídeo voltado para a população leiga mesmo. Eles citam somente que o HDL retira enquanto o LDL deposita colesterol na célula. De fato, a célula sempre precisa de colesterol. O segundo vídeo, biologicamente é mais correto, e mostra alguns LDLs se depositanto nos vasos enquanto alguns outros HDLs os retiram. Os que permanecem e não são retirados formam a placa de gordura.

Anônimo disse...

Professor, nesse sábado a aula vai abordar que assunto?
Ou vai ser resolução de exercícios?

Prof. Marcello disse...

Somente exercícios voltados para UERj. A professora Luisa é quem dará aula. Não percam porque vai valer muito a pena!

Beijão.

Anônimo disse...

luisa é qual professora? é a que deu aula pra gente nessa terça?

Priscila disse...

Karina , Luiza é ela msm ...a que deu a aula de exercicio pra gente no tempo do Bruno e Juliana foi a que deu a parte "mais teorica".