quinta-feira, 24 de abril de 2008

ÁGUA E SAIS MINERAIS

Segundo o dicionário Aurélio:

Água: Óxido de diidrogênio, líquido, incolor, essencial à vida.

E, de fato, é verdade. Porém, nosso objetivo aqui é ir além de uma simples definição. Aliás, é de extrema importância vocês saberem que o vestibular, hoje, não está lá muito preocupado com definições. Tem-se visto, na realidade, uma variedade de assuntos sendo cobrados, relacionados entre si, seja dentro da mesma disciplina, seja entre disciplinas distintas.

Relembrando dos conceitos vistos em sala de aula, temos a fórmula da água: H2O. Isso significa que ela possui duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio. Esse fato é interessante à medida em que percebe-se que há um pólo negativo, proveniente dos átomos de oxigénio e um outro pólo positivo, devido à existência dos hidrogênios. Dessa maneira, temos uma molécula dita POLAR. Voltaremos neste assunto mais adiante.



Por ter carga, uma molécula de água é facilmente atraída por outra molécula, o que nos traz um novo conceito chamado de COESÃO. Trocando em miúdos, uma molécula de água nunca está sozinha. As moléculas de água se ligam por ligações de hidrogênio (pontes de hidrogênio).

Falamos também de TENSÃO SUPERFICIAL, propriedade da água que faz com que suas moléculas fiquem mais unidas na superfície do que no restante do líquido. Aproveitando a definição do site SEARA da CIÊNCIA:

"Em média, portanto, essas interações (ou forças) se anulam mutuamente. Já as que ficam na superfície só podem interagir com as que estão do lado de dentro. Do lado de fora só existe o ar e as moléculas do ar estão tão separadas uma das outras que seu efeito imediato sobre a superfície líquida pode ser desprezado."





Para maiores informações,
Acesse aqui!

Num segundo momento da aula, falamos da importância da água para os seres vivos. Então, discutimos que a água, por ser polar, interage com outras substâncias polares e recebe o título de SOLVENTE UNIVERSAL. E pensem só. É uma grande vantagem termos a água em grande quantidade em nossos corpos, pois dissolvendo a maioria das substâncias, ela facilita a ocorrência reações químicas importantes para o nosso metabolismo.

Falamos também e é importante salientar por aqui novamente que, hoje, há uma tendência forte no vestibular de vincular a água com a questão da MANUTENÇÃO DA TEMPERATURA dos seres vivos. Estão lembrados disso? Questões como estas abaixo ilustram o que eu estou dizendo.



E aí, alguém se habilita a comentar as questões acima?

Por fim, gente, com relação aos SAIS MINERAIS, acho que essa tabela já nos dá uma idéia geral dos principais sais, suas funções e fontes. É só clicar e aumentá-la para lerem melhor.



Até a próxima aula!

6 comentários:

Karina disse...

Muito bom o blog!!!

Mamífero mor(me referindo ao marcello), estou com um pouco de dificuldade em proteínas e enzimas!!
ahhhh

Adão disse...

É muito importante para nós, alunos do vetor ter outra alternativa de estudo,e mas intrressante ainda é ter um contato virtual com o professor!
!! parabens pelo blog!!1

Adão disse...

yejuhÉ importante para nos, alunos do vetor ter outra fonte de estudos além da sala de aula.parabéns pelo blog!!!

Priscila disse...

Gostei muito do blog!!!As caracteristicas da água estão bem descritas, semelhante a aula. Parabéns pela iniciativa!!

Eu vou me arriscar a responder a questão da UERJ,vai meio no chute, nao sei se tem lógica,mas enfim:
Creio que o animal seja homeotérmico, pois quanto mais a temperatura se aproxima de 35º( a temperatura média do corpo humano) seu consumo de oxigênio reduz. Com exceção de 10º,mas desconsiderei essa exceção pq no instante desta temperatura ele poderia esta fazendo uma outra atividade que justificasse o aumento do consumo de oxigenio.
Retomando a justificativa para ele ser homeotérmico, quanto mais distante da sua temperatura corporal ideal o ambiente estiver, mais acelerado estará o seu metabolismo para conseguir manter a temperatura constante (homeostase).Consequentemente quanto mais o seu metabolismo estiver acelerado maior será o consumo de oxigênio.

Prof. Marcello disse...

Karina!

Não se preocupe com os problemas com enzima. Chegaremos nessa aula e discutiremos o assunto. Com certeza, você vai entender melhor.

Priscilla,

A sua resposta foi ótima. É exatamente isso. Quanto menor a temperatura do meio ambiente, maior será a aceleração do metabolismo do animal em questão. Quanto mais acelerado, maior o consumo de oxigênio por hora. Tata-se, realmente, de um animal homeotérmico. Um animal pecilotérmico obedeceria á variação de temperatura do ambiente. Neste caso, a temperatura estaria caindo bem como o metabolismo do animal. Parabéns!!

Priscila disse...

A segunda questão me intrigou bastante, aí achei na web um texto que explicava, aqui vai o link: http://www.jornalfoco.com.br/colunafoco-2372.shtml

O trecho que explicava a questão da transferencia de calor: "...através da transpiração, com perda de calor pela evaporação da água. Neste fenômeno, o calor deixa o corpo na água que se acumula sobre a superfície cutânea. No momento que esta água ganha calor suficiente se evapora, levando o calor para longe do corpo. Mas, existe um problema: a evaporação acontece pela diferença entre a pressão de vapor da água sobre a pele e a pressão do vapor existente no ambiente. Isto quer dizer que só existe evaporação de uma região de maior pressão de vapor para a menor. No clima em que vivemos, a alta umidade associada ao calor pode dificultar essa via. A água não evapora, escorre pelo corpo, impedindo que o calor se dissipe. A diferença ou gradiente de vapor entre a água sobre a pele e as gotículas do ar explica porque quando nos exercitamos em ambientes quentes e úmidos temos dificuldades em equilibrar a temperatura. A umidade relativa do ar é tão grande, que não permite a evaporação do suor, proporcionando estados de desidratação e hipertermia."

Se fosse responder com minhas palavras diria: Uma das formas de passar calor do corpo é através da evaporação da agua transpirada pelo corpo, e isso ocorre pela diferença de pressão dos vapores (do corpo e do ambiente). Logo com o aumento da umidade do ambiente ocasiona o aumento da pressao do vapor d'agua do ambiente , impedindo a agua do corpo evaporar , assim aumentando a temperatura."